quarta-feira, 30 de junho de 2010

O PMDB e a eleições no Piauí




Hoje (30/06) o nosso PMDB realizou convenção para a homologação dos seus candidatos nas eleições 2010. Depois de tantas idas e vindas, enfim, tudo ficou dentro dos conformes. O que restava de impasse era a decisão do PT em seguir sozinho, sem coligação proporcional nas candidaturas para Deputado federal, o que foi resolvido, felizmente da melhor forma. Wilson Martins é o nosso candidato a governador e Moraes Sousa Filho, nosso querido Zé Filho, é o nosso candidato a vice-governador. Hoje, pelo que vi e ouvi, pude tirar a conclusão de que seremos mesmos vencedores nessa empreitada. Temos o melhor time, a mensagem mais consistente e o projeto mais realista para as pessoas mais simples, que são a maioria.
A festa cívica de hoje veio pra consolidar meu sentimento. Estou pronta para a batalha. Adoro desafios. Conto muito com a ajuda dos meus amigos e amigas de todo o Piauí. Vamos seguir mudando! O Piauí merece e precisa.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Festejos de São João Batista em São João do Piauí

Atrasado, mas o que vale é o registro não é mesmo? Meu tempo para escrever tem sido bastante curto, mas quero deixar aqui registrado a minha passagem em São João do Piauí. Estive lá nos dias 18 e 24 deste mês. Inicialmente, no dia 18 fui com minha comitiva à convite dos amigos e vereadores Marcelino e Lilico, além de outras lideranças.

Já no dia 24 viajei com toda comitiva do Governador Wilson Martins para inauguração de obras naquela região. Quero agradecer imensamente ao carinho e atenção que me foi concedida durante as visitas. O povo de São João do Piauí está de parabéns ainda pelos festejos, que estava muito bem organizado. Fiquei feliz em ver a quantidade de pessoas, inclusive de fora, que prestigiaram o evento. Os festejos de São João Batista já acontecem no município há mais de 100 anos!
 
 Durante entrevista ao pessoal do Portal Sanjoanense

Com lideranças durante churrasco na casa do amigo Marcos
 Durante passagem na casa do amigo e vereador Lilico
Com amigos de Pedro Laurentino
Com familiares do amigo e vereador Marcelino durante os festejos
Multidão em São João do Piauí; ao fundo a Igreja de São João Batista
Visitando as barracas dos festejos de São João do Piauí
Com o vereador Marcelino e o deputado Marcelo Castro durante os festejos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festejos e Folguedos marcaram meu final de semana no Piauí

Mais um final de semana de muita correria. No sábado estive visitando o município de José de Freitas, Nossa Senhora dos Remédios, Barras e São Pedro do Piauí. Participei de encontro com lideranças, festejos e folguedos.

Em José de Freitas fui ao aniversário do amigo Pampa. Encontrei também com algumas lideranças da região, inclusive com o amigo Ernandes Valdivino. De lá seguimos ao município de Nossa Senhora dos Remédios. Fui recepcionada pelo amigo Tintin, que fez um jantar super especial. O bate papo foi bem agradável. Na ocasião participei também do 14º Encontro de Folguedos. Estive acompanhada também por alguns vereadores do município.

Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que estiveram lá. Isso demonstra que nossos municípios estão cada vez mais empolgados em realizar eventos tão bons quanto os de nossa capital. O município está de parabéns!

Retornando para Teresina passei também pelo Festival de Folguedos de Barras. Que coisa linda a decoração feita para o festival. Tudo muito bem feito. A organização prestou atenção em cada detalhe. A apresentação de quadrilhas foi um destaque à parte, fazendo com que tudo ficasse ainda mais contagiante.

Fechando a agenda, no domingo fui à São Pedro do Piauí. Os festejos lá iniciaram no dia 21, no mesmo dia do aniversário do município. Infelizmente não deu para ir antes, mas mesmo assim quero agradecer a receptividade dos amigos Alencar, Guilherme e as suplentes de vereadoras Neumália e Osmandina, e a presidente da Associação da Comunidade Pedras, mais conhecida como Pastora.

 Com o amigo Ernandes Valdivino

Com o amigo Pampa no seu aniversário, em José de Freitas
 Com os amigos e peemedebistas Leônidas, Valentin, Castelo, Antônio Pedro e Ernandes Valdivino
Com o amigo Tintin nos Folguedos de Nossa Senhora dos Remédios
 Com o amigo Marllos Sampaio nos Folguedos de Barras
 Com os amigos e lideranças nos festejos de São Pedro do Piauí

domingo, 27 de junho de 2010

A Medalha do Mérito Policial Militar e os 175 anos da Corporação

Na última sexta-feira, dia 25 de junho foi comemorado os 175 anos da Polícia Militar do Piauí. Durante a solenidade no pátio do Quartel do Comando Geral, inúmeras autoridades civis e militares, amigos e familiares estiveram presentes. Fiquei super feliz em participar dessa data tão especial para os policiais de nosso estado, e claro, para toda nossa população.
Mas, fiquei ainda mais lisonjeada em receber a Medalha do Mérito Policial Militar, que é uma medalha em reconhecimento aos relevantes serviços que personalidades fazem em prol da Corporação. E vejam só, a Medalha do Mérito foi instituída há 25 anos.

Durante a comemoração participei também da inauguração do Memorial da Polícia “Tenente Coronel Luiz Santos” e da Galeria dos Esportes que homenageia o “Tenente José Osvaldo de Araújo”. Dividindo um pouco mais de conhecimento com vocês, a Polícia Militar de nosso estado foi criada pelo Senhor Manoel de Sousa Mendes, que na época era presidente da Província. Cerca de 300 homens faziam parte da Corporação, e o primeiro Comandante foi o Capitão Antônio de Sousa Mendes.

Quero deixar registrado aqui também, mais uma vez, os meus parabéns à todos que fazem parte da Polícia Militar do Piauí. Parabenizar também toda a equipe que organizou a solenidade. Estava tudo lindo!

Junto com os homenageados durante os 175 anos da Polícia Militar do Piauí

Recebendo a medalha das mãos do Coronel Francisco Prado
Meu irmão e secretário de Defesa Civil, Chico Filho também recebeu a Medalha do Mérito
Eu, Coronel Francisco Prado, Chico Filho, secretário Raimundo Leite e Zé Nordeste durante a solenidade dos 175 anos da PM-PI

sábado, 26 de junho de 2010

Está chegando mais um grande momento de decisão.



Daqui a alguns dias o eleitor brasileiro retorna as urnas para, novamente, eleger seus representantes nas mais diversas instâncias de poder. Enquanto Copa do mundo ocupa todos os espaços, o eleitor dá claros sinais de que não está interessado nesse debate, porém, não  há como escapar dele. Para políticos e eleitores essa é uma passagem obrigatória e com data marcada: 03 de Outubro.

Tenho andado muito por esse nosso Piauí. Sou filha de uma região que aprendeu a se virar sozinha porque, historicamente, os governos nos esqueciam. Éramos segregados. Nada que significasse progresso, desenvolvimento, chegava até nós.

Com o passar dos anos os governos foram identificando nossa região como estratégica para a projeção do Piauí, tanto nacional, quanto internacionalmente, através do setor primário. Os investimentos iniciais foram feitos e os atrativos foram gerados, fazendo com que grandes investidores viessem investir. Assim ocorreu. Hoje a realidade é outra. Em nada se parece com aquilo que pude ver ainda quando criança.

Diante dessa constatação fico a observar, na condição de deputada, que temos ainda muitos desafios a enfrentar e que é necessário que o eleitor não se baseie apenas nas questões pessoais na hora de escolher os seus representantes. Desejo imensamente que nosso eleitor seja cada vez mais independente para escolher, porque assim ele terá a possibilidade de fazer comparações, baseado naquilo que ele vê e sente. Eu tenho a consciência de estar dando o melhor que posso em nome das principais causas daqueles que me elegeram. Nunca fui mesmo (e todos sabem) de tribuna. De levantar a voz em debates na Assembleia, porém, de forma silenciosa, não perco um dia sequer da minha vida, sem lutar pela melhoria de vida daqueles que depositam confiança em mim.
Estive anos na oposição. Não foi fácil, mas era necessário que eu me posicionasse assim. Não foi uma decisão imatura. Não poderia me aliar com aqueles que nos tratavam com indiferença e com desdém. Não concordava com as metodologias na forma de fazer política que alguns membros do governo passado utilizavam e preferi então me afastar, mesmo sabendo que essa atitude me impediria de levar muitas conquistas para aqueles que me solicitavam. Não me arrependo, porque mesmo na oposição não baixamos a cabeça e mantivemos nosso trabalho.
Agora, no apoio que estamos dando ao Governador Wilson Martins, fruto de uma exaustiva avaliação por parte de minha família e amigos, está inclusa essa nova ordem: O PIAUÍ TEM QUE SE DESENVOLVER POR INTEIRO. Não dá mais pra ver apenas algumas regiões prosperando e outras sofrendo a míngua. Na região sul, principalmente, estaremos vigilantes para cobrar novos e vultosos investimentos. Quero ver as pessoas mais simples com direito a uma vida digna, com aspirações de melhoria de vida e a certeza de que essas melhorias virão.
Está chegando a hora da decisão. Quero acreditar que mais vale agir, com discrição, contudo com arrojo, do que jogar para a platéia. Quero crer que vale mesmo é ser amiga de todas as horas e uma defensora intransigente dos que mais precisam.
Quem me conhece sabe que sou assim. Estou pronta para mais esse embate. Espero que o Brasil ganhe a copa, mas se essa vitória não vir, a das eleições servirá para combater a dor.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Final de semana foi marcado por muitos festejos no sul do Piauí

O final de semana passado foi marcado por muitas viagens. Já na sexta-feira participei da inauguração e ampliação de abastecimento d’água do Povoado Cágados, do município de Bertolínia. Lá estive prestigiando meu irmão Zé Nordeste, prefeito de Bertolínia. Como sempre o Zé trabalhando em favor da população. Na oportunidade também participei da novena de Santo Antônio. No final teve ainda um pequeno leilão beneficente, para arrecadar fundos para a Igreja da comunidade. No sábado pela manhã fui para Sebastião Barros à convite de Geraldo Mineiro, prefeito da cidade. Geraldo, eu e meu irmão Chico Filho, atual  secretário de Defesa Civil, fomos ao Povoado de Pitombas prestigiar os festejos e a tradicional Vaquejada da região. Fiquei muito feliz com a receptividade do povo de Pitombas que sempre me recebe com muito carinho e atenção. No domingo fui ao município de Jerumenha participar do encerramento dos festejos. Fui recepcionada por minha amiga Valéria Rocha, irmã do prefeito. Tive o prazer de participar de um almoço oferecido por Nicolai e outras lideranças da região, como a ex-vereadora Gadocha; o vereador Álvaro, o suplente de vereador Teles; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Antônio do Carrinho; a presidente do Assentamento Santo Expedito, Cristiane; além de outras lideranças dos municípios de Guadalupe e Floriano, e de Canavieira. No fim da tarde, após um churrasco oferecido por minha amiga Valéria Rocha participamos juntas da procissão e novena de Santo Antônio. Confira algumas fotos dos eventos.

Recebendo o carinho do Povoado Cágados
Zé Nordeste e o presidente da Câmara de Uruçuí
Participando do leilão da Igreja de Cágados
Com a primeira-dama e o meu amigo prefeito Geraldo Mineiro no Povoado Pitombas
Em conversa animada com Geraldo e Chico Filho durante os festejos de Pitombas
Passeando com algumas lideranças da região de Sebastião Barros durante os festejos
Com familiares da amiga e ex-vereadora Gadocha durante churrasco em Jerumenha
Com o amigo Nicolai
Com a presidente do Assentamento de Santo Expedito, Cristiane
Com a amiga Valéria Rocha durante o último dia de festejo em Jerumenha

quinta-feira, 10 de junho de 2010

E não dizem que somos desunidos?

Convenção do PMDB:Delegados do Piauí votarão em Temer

A delegação piauiense do PMDB à convenção nacional do partido, que será realizada sábado,12, em Brasília, está unida a favor da candidatura de Michel Temer à vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff. Confira os delegados do PMDB estadual: Marcelo Castro, Themístocles Sampaio, Themístocles Filho, João Henrique Sousa, Henrique Pires, Ana Paula, Chico Filho, Jeferson Santos Júnior, Ribamar Cabelouro, Warton Santos, Kléber Eulálio, Moraes Souza Filho e Patricia Araújo.

Fonte: Tempo Real

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os rumos que seguimos. As decisões que tomamos.


Todos que acompanham a minha atividade política, bem sabem que tenho sido coerente com minhas convicções. Muito menos por seguir uma posição adotada pelos meus irmãos Chico Filho e Zé Nordeste (indiscutíveis lideranças da região sul do Piauí) e muito mais por uma convicção pessoal, preferi ficar na oposição durante todo o Governo Wellington Dias.
Ora, se naquele momento o PT assumia o governo do Estado, com um discurso de mudança, de rompimento com o que eles chamavam de “práticas políticas ultrapassadas” eu não tinha outra alternativa que não fosse me insurgir a aquele discurso, já que fiz parte, ao lado de meus correligionários, de todo o governo Mão Santa que, diga-se de passagem, foi um governo que contribuiu muito para a retomada do desenvolvimento  da região sul do nosso Estado.
Passar, “de mala e cuia”, como se diz no popular, a apoiar e fazer parte do Governo Wellington Dias, seria uma incoerência naquele momento, contudo, procurei fazer uma oposição responsável e construtiva para o nosso Estado.
Agora, passados quase oito anos, com a ascensão do vice-governador Wilson Martins ao posto de governador, uma porta foi aberta para o diálogo. Nunca fui intransigente, não sou insensível as dificuldades enfrentadas por nossa região, portanto, sei bem o que é estar na oposição e, por esta decisão, ser preterida na hora de se decidir por onde e para onde os benefícios serão levados.
Não pedi para ser de oposição. Nenhum político, sério e comprometido com o seu povo, aspira ou conspira para manter-se em oposição. Estar e ser governo é a garantia mínima que temos de que poderemos conseguir levar obras e ações para as regiões que representamos. Desta forma, quando fomos convidados pelo Governador Wilson Martins a fazer parte do seu governo e do grupo que irá trabalhar para reelegê-lo, aceitamos, diante de condições, que não foram pessoais. Todas elas refletirão diretamente em benefícios para a população das regiões que nos apóiam.
Nossa decisão é amadurecida, repensada e consolidada na transparência. O caminho que passamos a seguir é o caminho que entendemos ser o melhor para o Piauí.
Decisão tomada, agora é hora de trabalhar.

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que o povo espera mesmo de um político?

Quero aproveitar esse espaço valioso e democrático para dividir com você a minha rotina de trabalho,meus pensamentos políticos, minhas convicções, dúvidas e expectativas quanto ao que está reservado ao nosso Estado e nosso país.
Muitos dos que me lêem agora podem até questionar: “Mas como a deputada Ana Paula pode se preocupar com o futuro do nosso Estado e do nosso país se nunca a vemos na tribuna da Assembleia? Como pode se preocupar tanto, como afirma, se nunca a vemos na linha de frente dos grandes debates?” Eu respondo: Não se pode julgar um político apenas pela sua capacidade de projetar-se diante da mídia ou pela sua habilidade em colocar-se sempre em posição de destaque nos episódios de grande apelo popular. Tudo é uma questão de estilo. Nada tenho a dizer contra os que assim agem, mas porque teria que ser igual? Sou um ser humano, antes de ser política. Tenho meu próprio jeito de encarar as coisas e meus próprios métodos para estabelecer uma relação com o meu eleitor e eleitora e com cada cidadão e cidadã. Muitos confundem minha discrição, com ausência de posicionamento. Imenso engano!
Quando decidi entrar para a vida pública, o fiz, não posso negar, por ver dentro de minha família uma atividade muito intensa no setor. Meus irmãos, Chico Filho e Zé Nordeste, me levaram a esse convívio e me ensinaram a fazer da atividade política um ato de solidariedade humana, de dedicação ao próximo. Aprendi a lição e a aplico todos os dias em minha atividade parlamentar. Se não estou na tribuna, estou no contato direto com aqueles que me procuram e vêem em mim alguém capaz de ajudá-los a resolver seus problemas. Se não estou na linha de frente dos episódios de destaque na mídia, estou participando de encontros, reuniões e debates com as comunidades carentes onde atuo, trocando idéias e apresentando soluções para os problemas de cada um.
Esta sou eu. A Deputada Ana Paula de verdade. Sem rodeios.
Quero que me conheçam melhor e que me avaliem além daquilo que é colocado  como óbvio, como um modelo a ser seguido. Dessa forma seremos mais próximos. Conto com você para continuar levando a frente o nosso belo trabalho.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que é mesmo SER UM DEPUTADO ESTADUAL?

Olá!
Como eu prometi na postagem anterior, vou descrever um pouco sobre o papel de um Deputado Estadual, afinal ainda há muitas dúvidas nesse sentido.


O Deputado Estadual é o representante popular estadual, eleito pelo sistema proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas pela mesma conquistadas.
 É o nome dado ao agente político correspondente à Assembléia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo de cada Estado. O mandato de um Deputado Estadual é de 04 anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições.

Compete ao Deputado Estadual a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

O Deputado Estadual  faz a interlocução dos problemas da sociedade, dos problemas do dia-a-dia com o Poder Executivo. É um papel não somente de Legislar, não só de fiscalizar o poder público e as ações do poder executivo, mas também de levar o problema das pessoas ao poder executivo, de pensar nos problemas grandes do Estado e nas questões mais imediatas que fazem a diferença na vida das pessoas.

 Este é o papel do Deputado.

Agora falando de mim (AP), quero dizer a você:

Não escolhi a política por falta de opção, mas por entender que este caminho pode contribuir para transformar o Piauí num Estado mais justo e melhor de se viver.

E é nisso que acredito: numa política que realmente  promova a transformação na vida das pessoas.